Ação é promovida pelo Programa Vizinhança e Congregação das Irmãs Vicentinas em parceria com os cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e LabCidades da Escola de Arquitetura e Design

A Horta Educativa é um projeto realizado pela Diretoria de Identidade Institucional da PUCPR com as Irmãs Vicentinas. A horta, além de desempenhar muito bem a função de ofertar recursos à comunidade e resolver a situação de restaurar o local que estava sendo usado como lixão, deu aos alunos de Agronomia e Engenharia florestal a oportunidade de desenvolver na prática seus conhecimentos. Na rua da creche Sementes do Amanhã das Irmãs, a horta está sendo cultivada pelos alunos dos dois cursos, juntamente com alunos do projeto comunitário da PUC, que realizam atividades semanais.

       O desenho da ação foi elaborado por muitas mãos e com a participação efetiva da comunidade local. A professora do curso de Agronomia da PUCPR, Roseli F. de Moraes Salles, foi a responsável pela criação do projeto comunitário há pouco mais de um ano. Segundo Salles, o projeto surgiu da necessidade que os alunos do curso de agronomia sentiam em dispor de um local específico para que pudessem exercer atividades pertinentes à área de atuação e, assim, também sendo capaz de conciliar com os projetos comunitário que a universidade oferece.

Outros objetivos do projeto foram proporcionar uma conscientização na população local e uma maior contribuição com a preservação ambiental; prover uma alimentação saudável; tornar possível o ensinamento do processo produtivo, para que estes sejam levados como ensinamentos para educação de crianças em casas e escolas e, consequentemente, contribuir para formação de uma geração consciente.

Como surgiu o projeto:

De acordo com a Diretora do CEI Santa Luiza, Irmã Mônica, o que antes era considerado um terreno para despejo de dejetos e ocupado por usuários de drogas, passou a ser uma horta comunitária. Uma personagem importante nesse projeto é a Dona Izabel, moradora da comunidade e atual líder comunitária, que expressou sua preocupação com a realidade local para Irmã Mônica que compartilhava do mesmo pensamento e ambas entraram em contato com os proprietários do terreno, que o cederam para uma causa nobre.

Com o terreno em mãos, Irmã Mônica e Dona Izabel entraram em contato com a PUCPR através do Projeto Vizinhança e, por meio da Diretoria de Identidade e os professores dos cursos de Agronomia, foi realizado um mapeamento do projeto. Foi então necessário que o curso de Agronomia realizasse um estudo do solo para saber se seria possível o cultivo e também o que seria cultivado. Em seguida, foram retirados sei caminhões de lixo e entulhos para limpeza do terreno. Hoje, o plantio e o cultivo são realizados pelos voluntários da comunidade e pelos alunos voluntários da PUCPR que levam as crianças da creche para a colheita semanal dos alimentos e o plantio de novas mudas. A comercialização para a comunidade local gera um retorno financeiro que é investido na própria horta.

O projeto da horta educativa abre a oportunidade de voluntariado para todos os alunos dos cursos da PUCPR.  Desse modo, além da contribuição do curso de Agronomia, os alunos de Relações Públicas puderam desenvolver materiais gráficos para divulgação e aprendizado sobre sustentabilidade, assim como os alunos de Design e Arquitetura, que desenvolveram atividades para aperfeiçoar suas técnicas, deixando o local mais alegre e com um visual acolhedor.

%d blogueiros gostam disto: